Compartilhar

“Derek… Está tudo bem… Pode ir… Vamos ficar bem”

Não Meredith! Não vai ficar tudo bem. Sem dúvida esse episódio significa um divisor de águas na série. Muitos a partir desse momento irão abandonar de vez Grey’s Anatomy e as constantes burrices da Shonda Rhimes. Eu sabia que um episódio levando esse nome iria representar algo bastante sério e importante na série, porém jamais imagine que realmente essa megera fosse nos tirar o nosso Mc Dreamy. É com muita tristeza que escrevo essa review e cogito dizer que essa décima primeira temporada será provavelmente a minha última acompanhando o show. Cansei de tanta morte. Essa não foi a primeira e conhecendo a Shondanás sabemos que não será a última. Do elenco que iniciou a série só temos a Meredith, o Alex, a Bailey e o Chief, todos se foram e alguns de forma drástica como o Derek. Suportamos durante anos as inconstância da criadora da série, porém porque matar o seu protagonista e dessa forma? Se havia chegado a hora do Patrick ir que deixasse como estava durante boa parte da temporada, o personagem longe, mas vivo. Para mim matar o Derek foi um jeito mesquinho da Shonda mostrar quem é que manda, e sobretudo o quanto está pouco se lixando para nós que a fizemos ser quem é. Afinal se GA não fosse esse sucesso não existiria Scandal ou essa nova série dela. Ou estou enganada?

O pior da morte do Derek, pra mim, foi a forma como foi conduzida. Primeiro o médico altruísta presencia um grave acidente de carro e durante boa parte do episódio faz de tudo para manter aquela sua frase tão característica “Hoje é um belo dia para salvar vidas” e é isso que ele faz. Ajuda mãe e filha e o casal adolescente causador do acidente, e em nenhum momento pestanejar em auxiliar todos da melhor maneira possível. Por incrível que pareça a ajuda nem demora a chegar e todos seguem em segurança para hospital. Contudo, em um pequeno vacilo do Derek é ele que sofre um grave acidente. E por azar do destino (e idiotice da Shonda) o motorista do caminhão com quem colidiu segue para o Grey Sloan Memorial Hospital sobrando para o médico um hospital de quinta categoria. Logo no início custam até a querer atende-lo. Mesmo sem conseguir verbalizar seu sofrimento o Derek mentaliza todos seus sintomas e em pouco minutos consegue não apenas descobrir seu problema como percebe que a incompetência dos médicos do local irão leva-lo a morte. Um simples exame, o a tal tomografia computadorizada que em todo episódio de GA ouvimos os médicos solicitar podia ter dado ao médico a chance de lutar, mas a inexistência disso e a incompetência do neurocirurgião que leva uma hora e meia para chegar depois de sair no meio do plantão ocasionaram a morte cerebral do Derek.

Que ironia do destino (ou idiotice da Shonda) o melhor neurocirurgião do país morre de um problema cerebral decorrente de um erro de um colega de profissão. Logo o Derek que durante onze anos fez de tudo para salvar aqueles que chegavam a sua mesa e nunca pestanejou em dar tudo de si por um paciente. Resta a Meredith não apenas ir ao encontro do corpo debilitado do marido mais a fazer a pior escolha que uma esposa e médica pode fazer. Ela sentiu no momento em que o marido saiu pela porta que algo de muito ruim ia acontecer. E a Shondanás vem há temporada inteira nos mostrando flashbacks do casal e depois dessa conclusão começo a cogitar se isso já não era um sinal do fim do casal MerDer. A Meredith foi fria e muitos podem até criticar a personagem pela postura que tomou diante do problema, contudo vivendo tudo que já viveu e perdendo tudo que já perdeu naquele exato momento o que mais poderia fazer? Ela é médica e já sabia qual a decisão a fazer. Há anos atrás eles haviam até conversado sobre isso quando ela estava temerosa pelo fato de ter herdado o gene da doença da mãe, e ela fez exatamente o que o Derek iria querer. A cena em que lhe dar a benção para descansar foi a mais triste de Greys Anatomy pra mim até tentei segurar as lágrimas mais só de relembrar a cena elas voltam a cair.

E todos aqueles flashbacks do casal? Eles sobreviveram até mesmo uma queda de avião, mas não conseguiram vencer a mente insana da criadora da série. Não consigo nem tentar imaginar o que será a vida agora para a Meredith Grey. Para alguém que já havia perdido tanto acabou de perder seu coração. Derek era a parte que a mantinha sã e longe da herança maldita da mãe. Ele conseguiu fazê-la não ser apenas uma médica fantástica, mais uma esposa e mãe. Ele lhe deu a vontade de viver intensamente e experimentar sair do padrão que a Elis impôs a Meredith a vida inteira. E agora ela está sozinha com duas crianças e provavelmente grávida, afinal aquele vomito no final não foi por acaso. Será que ela conseguiram manter tudo em ordem e continuar sendo que é ou agora com o seu coração destruído vai ficar cada vez mais parecida com a mãe? Uma tragédia dessas muda a vida de qualquer pessoa. Por enquanto seu lado racional tomou conta da situação, mas quando a poeira baixar e perceber que aquele lado da sua cama permanecerá para sempre vazio é que a verdade se revelará. Como alguém pode odiar tanto sua protagonista? Por que a Shondanás tirou da Meredith Grey a felicidade que levou anos para alcançar? Como continuar vendo a série depois de algo dessa magnitude? Alguém por favor me explica!

Raiva daquela médica chorando. Raiva daquele hospital. Ódio da Shonda. E ainda coloca How to Save a Life para tocar na hora da despedida? Estragou a música pra mim também. De certa forma mostrar a falta de preparo daquele hospital levou a priorizar o tipo de treinamento que a Meredith e Cia teve no Seattle Grace desde o início. Lá o interno faria aquele TC mesmo quando o atendente diz não ser necessário. Lá haveria um neurocirurgião realmente de plantão. Contudo, os hospitais da vida real são como esse que o Derek chegou e veio a falecer por incompetência dos médico ali presentes. Se o objetivo da Shondanás era abordar esse tipo de tema pra mim ela falhou, pois a única coisa que paira na mente de qualquer fã da GA nesse momento é que ela matou o nosso Mc Dreamy! Como mata o marido ideal? Logo depois que ele abriu a mente e repensou na vida dando prioridade a família. A cena em que fala alegremente com a Amélia foi dura de engoli sabendo que o pior iria acontecer. E porque diabo a Meredith não chamou a irmã dele? Ela é médica também e sei lá eu não desistiria do amor da minha vida mesmo quando tudo estivesse contra a recuperação dele. Esperaram um mês pelo Sloan acordar porque não dar ao Derek esse mesmo privilégio? Pra mim a Meredith foi racional demais e mesmo sendo bom dar ao Derek o descanso na minha opinião ela devia ter lutado mais.

Essa foi a review mais difícil que já escrevi. Ainda estou chocada, com raiva, lágrimas nos olhos e irritada. Pra mim matar o Derek significou muito, e pela primeira vez desde que comecei a ver GA pensou seriamente em desistir da série. Essa temporada será a minha última, e pra mim que acompanho a série desde o início quando ainda era uma adolescente ver meu personagem tão querido ser tirado de mim dessa forma foi um golpe muito duro. Desejo a Shonda Rhimes e a Greys Anatomy um fim próximo, porque se é para destruir tudo aquilo que amamos na série que seja logo então cancelada. E espero com muita fé que Scandal e sua nova série tenham o mesmo destino cruel e quem sabe assim ela aprenda a dar valor aos fãs que a tornaram quem é. Desculpem o desabafo mais estou mesmo muito triste e pra mim esse episódio significa o fim de Greys Anatomy! Segue abaixo a promo do próximo episódio: She’s Leaving Home

Review
Nota do episódio
Compartilhar
Bióloga, Mestre e Doutoranda em Botânica. Baiana de Salvador. Viciada em Séries e Filmes.
  • jrJulia

    Review maravilhosa,nem acompanho essa,mas é interessante parar pra pensar o quanto nos envolvemos com essas histórias durante anos.
    Me peguei relembrando de vários casais que já ”persegui” rs, alguns que não davam esperança nenhuma,foram 6 anos esperando que Jane e Lisbon dessem algum sinal de fogo,mas no sétimo eu venci,kkkkkk. Brennan e Bolth gosto nem de lembrar,mas estão aí. Chuck e Sarah,final tão triste e lindo ao mesmo tempo. Audrey e Nathan, e tantos outros…se foi tempo perdido eu não sei, mas ” O Importante é que Emoções eu Vivi”

    • vanessamatos18

      É Julia isso faz parte da vida de quem ver série. Tbm já sofri por vários shipper, alguns no fim deu certo outros nunca saíram da imaginação, contudo a forma como o casal foi destruído foi mesquinho da parte da Shonda. Obrigada pelo comentário e pelo elogio :)

  • Lívia Guimarães Sandes

    Esse episódio é o começo do fim pra mim! Como matam o Derek, o nosso Mcdreamy… ???? Assisti ao episódio na quinta e estou até agora sem conseguir parar de pensar nisso.. sinto como se alguém que eu conheço tivesse morrido, estou de luto… Eu sei que é um personagem fictício mas é impossível não ficar em estado de choque, só quem é fã de Grey’s Anatomy entende isso.. Passar 10 anos torcendo para o Meredith e o Derekm torcendo para eles terem o seu final feliz pra isso?? Sério??!! Pensando realmente em deixar de assistir a série depois disso.. ótima Review! Concordo com tudo o que você falou… e não estou nenhum pouco ansiosa para o próximo episódio.. para mim, Grey’s Anatomy sem Derek Shepard não existe..

    • vanessamatos18

      É Lívia me sinto como você. Estou desolada ainda, parece que foi alguém que conhecia. Vai ser dificil acompanhar até o fim da temporada mais vou tentar, mas depois irei abrir mão, pois cansei de tantas mortes desnecessárias, cansei das idiotice da Shonda que ela afunde sozinha com GA. Obrigada pelo comentário :)

  • Bárbara Fernandes

    Não sei nem o que dizer, na boa!
    Mc Dreamy sobrevive a tiro, queda de avião e ai me vem e tem morte cerebral.. SÉRIO SHONDA? SÉRIO MESMO?!!!! Cara, a vontade da Shonda em matar o Derek tava tão grande, que fez o personagem parar com o carro atravessado no meio da pista, pra pegar o celular.. Tipo, TÁ DE SACANAGEM QUE ELA FEZ ISSO MSM?
    O que me deixa mais chateada são os boatos que estão rolando, que dizem que ela estava cansada dos “liques de diva” do ator… Eai vai e mata ele? Essa mulher só pode ter problema, ou como você mesma ressaltou, odiar muito a protagonista da série. Não sei onde enfiar minha indignação depois de anos assistindo GA, acho que posso enfia-la goela abaixo de Shonda Cão Rhimes.
    “Derek… Derek, Derek.. It’s ok… You can go, we’ll be fine.” CHOREI LARGADA
    Enfim Nessa, otima review.. Infelizmente creio que farei parte da metade que vai parar de assistir, porque depois de tanta morte de personagem importante ou mesmo a saída, estou totalmente desanimada.
    #RIPMCDREAMY, um dos meus personagens favoritos =(

    • vanessamatos18

      Barbara o pior nem foi o carro atravessado mais o celular tocar num lugar onde não HAVIA SINAl! eles tentaram chamar socorro diversas vezes e do nada o celular toca?
      É pelo visto ela se livrou do personagem assim como fez com os outros porque mexeram no ego dela. Ela é assim gosta de mostrar que a série é dela, então que mora sozinha com GA. É triste, e a série definitivamente acabou depois dessa. Obrigada pelo comentário

  • Cris

    Review perfeita. Concordo com tudo. Nunca imaginei, mesmo conhecendo a fúria assassina de Shonda, que Grey’s Anatomy fosse algum dia, terminar sem seu casal protagonista. Depois de 10 anos acompanhando a série, sinto como se alguém conhecido tivesse morrido, afinal Derek estava em Grey’s desde a primeira cena da série, fez parte da minha vida de viciada em séries, rsrs.
    Também tive muita raiva de tudo e de todos! Como um motorista experiente atravessa o carro na estrada daquela maneira para atender um celular? Como um celular toca numa área sem sinal? Como um hospital, por pior que seja, leva um paciente que sofreu um acidente de trânsito para uma cirurgia sem fazer uma tomografia antes?
    Infelizmente nada poderia ser feito, uma vez que o objetivo era deixar Derek morrer…
    Chorei muito na cena final (a música tocada foi Chasing Cars e não How To Save a Life, embora com esse episódio as duas músicas estejam definitivamente estragadas para mim também, rsrs).
    Como fã, desejo que Grey’s seja cancelada o mais rápido possível, afinal continuar sem Derek é impossível, ainda mais quando não sabemos qual será a próxima tragédia que nos espera.
    Parabéns pela review. Você conseguiu expressar todos os meus pensamentos e sentimentos por esse episódio.

    • vanessamatos18

      Obrigada Cris a angustia foi tanto que errei a música… É também espero que a série seja logo cancelada, pode parecer que seja irritação de fã, mas depois de tudo que já aconteceu ao longos dos anos cansei…. Obrigada pelo comentário e elogio

  • felipe

    Foi um excelente episódio. O universo de Grey’s Anatomy vai alem do sofrimento normalmente apresentado em séries. As mortes sempre me causam raiva e questionamento se aquilo realmente era necessário. Meredith merecia ser feliz depois de tudo que ja lutou, viveu e perdeu, mas a série sempre foi de Meredith e suas etapas de vida, calmaria e felicidade antes da tormenta é marca registrada da série.
    A raiva que todos nós sentimos é porque queremos ver um final feliz, mas sabemos que não é assim, dentro da própria série vemos pacientes perdendo tudo e todos a sua volta. Acho que teremos a 12° e ultima temporada da série.

    • vanessamatos18

      É felipe extaamente. Tbm acredito que a próxima seja a última temporada. Obrigada pelo comentário

  • Pri

    INDIGNADA COM ESSE EPISÓDIO !!! Credo, odeio quando fazem a história cheia de burrices junto, dá raiva de ver como fizeram a morte dele. Agora a irmã do Derek vai pirar pq não foi avisada e não teve opinião sobre o desligamento dos aparelhos e assim foi a temporada pro buraco. Os fãs clamam e Shonda sapateia na nossa cara.

    • vanessamatos18

      Exatamente Pri. Lá vem drama desnecessário novamente! Obrigada pelo comentário

  • Kika

    Nossa Nessa.
    Falou tudo que eu queria.
    Shonda é uma idiota. Uma babaca!
    Uma drama queen, inconsequente e mimada que pensa que sabe e pode tudo.
    E o pior, é que isso tudo foi por um mero desentendimento que ela teve com o Patrick.
    Aí ela faz essa merda monumental, só porque ela se acha a rainha da cocada preta.
    Eu nem vi o episódio.
    Tinha tanto spoiler depois que ele foi ao ar que só de saber o que ela fez eu simplesmente não assisti.
    Talvez, só talvez eu assista ao próximo.
    Desejo o mesmo que você.
    Que Grey’s e Scandal tenham um fim próximo e que Shonda aprenda a valorizar e a respeitar os fãs.
    E que nunca mais tenha uma série de sucesso. #prontofalei

    • vanessamatos18

      É Kika. Ela já deixou claro quer quando vão contra ela sentem na pele a consequência. Infelizmente é isso. Concordo contigo! Obrigada pelo comentário

  • Fabio

    Após terminar de assistir este episódio, me fiz a seguinte pergunta: “What am I
    doing with my life?”

    Sério, uma grande perda de tempo assistindo algo que não é para
    entretenimento ou para os fãs da série, e sim, e somente para o ego da Shonda.
    Quando li que Dempsey havia se desentendido com a Shonda, já sabia que ela o
    removeria da seria. Foi assim com a Sandra Oh e outros que saíram/morreram na
    série. Li há um tempo atrás, de uma fonte anônima, que dizia: Trabalhar e
    aguentar a Shonda não é fácil.

    Sobre o episódio foi a coisa mais horrível que já vi. Uma cena
    sem sentido do acidente onde, primeiro, os dois carros se tocam e ambos
    capotam. Nem na Nascar onde os carros andam a 380Km/h ocorre aquilo. Segundo,
    os bombeiros chegam antes dos patrulheiros, que afinal, nem tinham, já que
    Shonda queria matar o Derek, removeu os responsáveis de patrulhar a rodovia e
    interdita-la em casos de acidentes. O Derek atravessa o carro na estrada, o
    celular sem sinal toca, um caminhão carregado vem MORRO ACIMA como um míssil e
    provoca todo aquele estrago. Confesso que eu ri com essas cenas.

    O resto foi apenas uma piada. Foi a Shonda dizendo que é a
    Shonda e ela pode fazer tudo que ela quer.

    A menina
    do episódio ajudando o Derek foi a melhor, colocou metade do elenco no bolso, até
    ri e pensei: Troca a Wilson, Edwards e a imprestável da Pierce por esta menina,
    que atua muito melhor que as três juntas e ainda sobra.

    Esta serie já me cansou, os melhores estão indo embora e os que
    restaram atuam como figurantes, enquanto as três insuportáveis citadas acima,
    ficam enchendo o saco e atuando de forma vergonhosa.

    Esta série está sem sentido, os bom casos e momentos se foram.
    Os bons atores se foram e o que resta ficam fazendo coisas medíocres. Bem, esta
    semana é episódio duplo com duas horas de duração. Serão os episódios com maior
    audiência da série devido a esta babaquice da Shonda. Depois será uma queda
    descontrolada. Não vejo mais que duas temporadas para Grey’s Anatomy.

    Por fim, bela review Nessa Matos, e até a próxima.

    • Tiago Caiafa

      Ao contrário da maioria, eu gostei do episódio, justamente por mostra a essêncioa do Derek e da Mer. Só a morte de um dos dois iria causar a separação deles. Não consigo sequer imaginar o Derek partindo e abandonando a Meredith, os filhos e tudo que ele lutou pra conseguir. Isso não condiz nada com o personagem, seria uma das coisas mais forçadas de Grey’s Anatomy, muito mais que a morte dele.
      Pra mim, o seriado sempre abordou a vida da Meredith como tema principal, como ela lidava com os problemas, as escolhas que fazia, os medos.. E foi por isso que de logo de começo se tornou o meu seriado preferido e a Meredith a personagem mais real que já acompanhei. Concordo que esse episódio é um divisor de águas na história de Grey’s, mas não porque penso que seja o começo do fim, mas sim porque vejo mais plots e histórias super interessantes que possam ser mostradas.
      De começo fiquei completamente chocado com o episódio, não conseguia sequer esboçar uma reação. Não sabia o que pensar.Tive que rever o episódio quatro vezes, e cada vez que via o choque ia diminuindo e passei a digerir a ideia melhor. Havia algo de diferente nele, a frieza com que foi conduzido. A Meredith não surtou. A narração do Derek sobre os procedimentos e a certeza de que ele iria morrer. Me questionei mentalmente sobre o porque da Mer não ligar pra Amélia e a única conclusão que cheguei é que seria indiferente. Meredith estava sozinha naquela. Ninguém poderia fazer nada por ela ou pelo Derek. E agora agradeço por isso! Me senti transportado para as primeiras temporadas, pude ver o amor e cumplicidade que havia entre Meredith e Derek no começo, como se fosse mais uma daquelas cenas em que eles falavam apenas pelo olhar. Meredith já passou por MUITA coisa, gostei de ver a maturidade e confiança com que ela enfrentou isso, mas tenho certeza que uma hora a dor vai chegar, e quando vier, será mais devastadora ainda.
      E, na minha opinião, era isso que a Shonda queria causar. Independente do amor que havia entre MerDer, ela quis mostrar que ele foi mais um capítulo na vida dela.

      • vanessamatos18

        É Tiago tem gente que gostou e conseguiu visualizar esse ponto que você aborda. Até concordo em parte contigo, porém ainda acho que a forma e o motivo que levaram a Shonda a matar o Derek não foram para o bem da série ou amadurecimento da Meredith e sim para mostrar a mídia, a nós e aos atores que a série é dela e ela faz o que quiser. Ela brigou com o Patrick assim como ocorreu com outros atores e a resposta dela é sempre essa… vai contra mim vá embora. Obrigada pelo comentário

    • vanessamatos18

      É Fábio o que irrita é a forma como ela deu fim ao personagem. As coisas foram de uma forma meia boca sem se importar com o fato do Derek ser um dos pontos fortes da série. Mas, infelizmente ou aceitamos a Shonda como ela é ou abandonamos a série. Chegou num ponto que está assim agora. Obrigada pelo elogio e pelo comentário!

  • Waleska Magalhães

    So eu que gostei do episodio?!? Logico que fiquei triste com a morte do Derek, chorei muito, e se assistir o episodio hj chorarei de novo, mas eu realmente gostei do episodio. Não vejo Derek como uma pessoa que abandonaria a familia, isso não é do personagem, isso ia acabar completamente com o encanto dos fãs, que sempre o acharam o cara perfeito. Mesmo morrendo ele continuou sendo o cara “perfeito” salvou todo mundo!! Amo Grey’s, e não vou deixar de assistir até que a serie acabe e como fã viciada e apaixonada espero que a serie continue por varios anos, estou muito curiosa pra saber como Mer vai lidar com tudo, e como ela vai seguir em frente sem o amor de sua vida. Amor como o deles so mesmo a morte separaria. Nós ficamos com raiva porque queremos um final feliz pra todos eles, mas como é um drama que mostra coisas reais, a vida real( e foi por isso que me apaixonei pela serie) ninguém é feliz para sempre como a propria Meredith diz na quinta temporada. Acho Shonda genial e muito corajosa, mas confesso que é uma relação de amor e ódio!!!

    • vanessamatos18

      Você não é a única Waleska, porém faz parte de uma minoria. Não falei sobre o Derek abandonar mais viver longe como já fazia durante boa parte do episódio achei na minha opinião menos chocante do quer matar. E como falei para o Tiago tudo isso que ela fez não foi pensando no amadurecimento da Meredith ou em abordar essa perda tão grande para a personagem é sim por conta do seu ego. Ela pode até ser corajosa, mas o que a leva a fazer isso não é coragem e sim egocentrismo. Não é de hoje que já falam da forma como ela conduz suas séries e vermos na enorme quantidade de atores que se vão ou personagem que morrem do nada apenas porque foram contra seu pensamento ou simplesmente argumentaram sobre algo que ela não gostou. Eu não a amo, e nunca amei, eu a suportava, porém minha relação desde que ela matou o George é de puro ódio, gosto da série, mas depois desse enorme vacilo penso seriamente em abandonar e não porque o Derek morreu e sim porque a forma como ela tratar nós fãs é grosseiro e mesquinho. Obrigada pelo comentário

  • Juliana

    Estou chorando copiosamente com esse review. Tanto quanto chorei vendo o episódio. Obrigada Nessa por colocar em palavras toda a tristeza e revolta dos fás de GA. Meu manifesto tmb vai ser parando de assistir.

    • vanessamatos18

      Obrigada Juliana ;)

  • Sandra Enumo

    Só acho que vamos acabar descobrindo que nada desses onze anos existiu e que Meredith não herdou o Alzheimer, mas que é esquizofrênica e apenas delirou com tudo isso. Shonda matou todos os personagens queridos. Um inferno na vida de qualquer fã.

    • vanessamatos18

      É Sandra ate brinquei com uma amiga sobre esse possível fim, rsrsrs… Obrigada pelo comentário!

  • tais

    So consegui pensar em uma coisa quando vi esse episodio: Shonda eu te odeio! MORRA!!!!!
    Matar o Derek, deixar a Meredith grávida, ultimo desejo dele, e sozinha com 3 filhos… apaporra!!!! Completamente non sense!
    Meu segundo pensamento foi: Nao assisto mais GA. Cabou pra mim. Perdeu a graça, o sentido, a magia….
    E antes que eu esqueça: Shonda te odeio! Desde que ela matou Sloan e Lexie eu achei que não poderia odia-la mais… OK! Vc se superou. VACA!

    • vanessamatos18

      É revoltante mesmo tais. Ela foi longe demais. Obrigada pelo seu comentário!

  • Mirian Imagna Imagna

    Derek… Derek, Derek.. It’s ok… You can go, we’ll be fine.”
    All that I am

    All that I ever was
    Is here in your perfect eyes
    they’re all I can see

    sabe quando vc recebe uma noticia que você fica chocada, pois e , assim estou eu.

    Faço sua as minhas palavraas

  • Juliana de Barros

    Não acredito até agora, não consigo mais assistir aos episódios e não chorar,foi a maior decepção a morte do Derek e mais triste ainda o fato dele ter deixado Grey gravida e seus filhos que ele tanto amava!!!!!!!