Compartilhar

Do que adianta alterar a realidade se lá no fundo nós permanecemos o mesmo individuo podre e amargo de sempre? Para os vilões, a chance de ter um final feliz, ou pelo menos o vislumbre do que seria a felicidade, era algo a ser considerado, entretanto, alterar a realidade e a verdade para conseguir essa tal felicidade de nada adiantaria porque a verdadeira natureza sufocada pela farsa permanece viva lá dentro, presa como um animal usando toda a sua força para se libertar.

E é nesse clima que Once Upon A Time nos apresenta a melhor Season Finale de todas as quatro temporadas do show. As duas partes de “Operation Mongoose” encerraram o maçante arco ‘find the author’ de forma espetacular. Vocês lembram que apresentei minhas queixas sobre a forma que a trama estava se desenvolvendo (tudo muito previsível), mas, nas semanas seguintes, a trama seguiu um caminho mais aceitável deixando o arco não tão maçante, mas até um pouco interessante. Lembro que na semana passada fiquei muito feliz com a decisão do Isaac em ir atrás do Sr. Gold e ajuda-lo a reverter a história para que os vilões pudessem vencer, e fiquei mais feliz ainda quando assisti a promo da season finale. E que season finale foi essa?

Foi muito interessante assistir Once Upon a Time numa outra perspectiva, onde os mocinhos assumiram os papeis de vilões, e os vilões, bem, pelo menos aqueles que não são mais tão vilões assim, assumiram os papeis de mocinhos. A forma como os produtores encontraram para desenvolver essa nova realidade foi empolgante a partir do primeiro minuto em que Henry entrou na nova versão dos contos e procurou fazer com que tudo voltasse a ser como antes. Confesso que gostei bastante da desenvoltura dele nesse episódio, pois me lembrou daquele Henry da primeira temporada que moveu um mundo para fazer a Emma acreditar nele, e isso ficou bem evidente quando o vemos se encontrando com a Regina e falando: “eu me chamo Henry. E você é a minha mãe”. #SaudadesSeasonOne

Mas antes de irmos mais adiante e comentarmos sobre os demais personagens, devo expressar o meu enorme desgosto pelo Isaac, que numa tentativa falha de vingar-se pela vida fracassada que teve, tentou reescrever a sua história e não percebeu que ao fazer isso acabou se transformando em um dos vilões. Seu papel como autor acabou a partir do momento em que ele alterou a história e escreveu o seu próprio final, utilizando-se da magia para se dar bem na vida. Mas aqui se faz, aqui se paga. E ele recebeu o que merecia no momento certo. Sendo assim, o mundo precisava de um novo autor, e para aqueles que apostaram que o Henry seria o tal, finalmente tiveram a satisfação de finalmente suas suposições ganharem corpo. No momento mais crucial da trama, Henry assume a posição de autor e reverte toda a situação criada por Isaac.

capture-20150511-164523

Tivemos um desfecho muito interessante, pois nos encontramos num mundo virado de cabeça para baixo, onde o Rumple era um valente cavaleiro, Emma era prisioneira da Rainha por saber a verdade sobre tudo, Snow era a Evil Queen impiedosa e sem coração, que transformou o David num escravo só para tê-lo por perto e lembra-la do seu verdadeiro amor, James. Num mundo também onde os sete anões eram uma gangue cruel, e a Regina, bem, a Regina continuava linda e soberana mesmo sendo a mocinha que causara mal à Rainha. Assim como na história verdadeira, a rixa entre as duas ocorreu com a morte do homem que a rainha amava e esta jurou-lhe vingança. Foi um belo contrate, mas preciso ser sincero, ninguém é capaz de substituir a Regina como Rainha Má. A Mary Margarette até que ficou linda com aqueles vestidos e uma pose mais séria, mas soou forçado demais.

O episódio foi ágil, mas tudo se desenvolveu de forma coerente. Henry e Emma eram os únicos que sabiam a verdade e correram contra o tempo para ajudar a Regina a impedir que o Robin, seu verdadeiro amor, se casasse com Zelena e aquela realidade se concretizasse para sempre. Foi muito bom ver a formo como as coisas se desenvolveram, principalmente o momento em que vemos que mesmo sendo o mocinho, a maldade dentro do Rumples é mais forte do que ele. Instruído por Isaac, ele tenta impedir que Henry, Regina e Emma mudassem o curso das coisas. O mais interessante é que, mesmo não lembrando do filho, Regina sacrifica, mais uma vez, a chance de ter seu final feliz para salva-lo. Esse foi um dos momentos mais emocionantes do episódio, esse lindo sacrifício da Regina (confesso que jurei que a Emma iria beija-la e quebrar a maldição com um beijo de amor verdadeiro).

E é aqui que tudo volta a como era antes. Henry se transforma no novo autor e desfaz aquilo que foi criado por Isaac e, mais tarde, dá uma de Harry Potter e destrói a arma poderosa o bastante para alterar o rumo da vida de todos em Storybrooke. Palmas, Henry, por sua fibra moral.

Mas nem tudo foram só flores. Como tudo voltou a sua realidade normal o Sr, Gold mais uma vez estava prestes a morrer e deixar apenas a escuridão tomar conta do seu corpo. Bela, mais uma vez, demonstrou seu amor e permaneceu ao lado dele até o último momento e lhe trouxe ajuda. Os mocinhos, junto com o aprendiz (que fora liberto do chapéu momentos antes) removeram toda a escuridão do coração do Rumples, quero dizer, tentaram. Libertar aquela quantidade de trevas era foi um risco, mas pelo menos libertou o Sr. Gold daquela vida, mas as trevas precisavam de um novo hospedeiro e se não fosse pelo sacrifício da Emma, a Regina seria a nova Dark One.

capture-20150511-164331

Podemos gritar com esse final? Podemos pirar com esse sacrifício da Emma? Podemos pirar com ela dizendo ao Killian que o ama? Como que a ABC nos deixa um gancho maravilhoso desses? Como fica o coração de fã? Simplesmente não fica… meu coração até parou. A próxima temporada, pelo menos a primeira metade (?) ficará concentrada na busca pelo Feiticeiro, que é nada menos que o Sr. Merlin, para ajudar a remover as trevas da Emma e livra-la daquele fardo.

Além disso, algumas questões ficam no ar: por quanto tempo Zelena permanecerá presa? O que acontecerá com o Rumples, ele ainda tem magia ou voltou a ser o velho covarde que era? Lily encontrará seu pai? Onde Malévola se escondeu? Vamos torcer para que a próxima temporada nos traga boas respostas.

Até breve e obrigado por acompanhar essa temporada.

Review
Nota do Episódio
Compartilhar
Tenho 24 anos, formado em História, e meu Hobby é ler e escrever. Fã de Harry Potter e viciado em séries. Amigos e família são essenciais em minha vida.
  • Geórgia

    Finalmente o Henry mostrou que é filho da saviour! Isso deve ter sido pra compensar a imobilidade em Neverland.Não dá para aguentar a fofura desse Hook ingênuo e bondoso!

  • Geórgia

    Ah e boas férias Carlinhos!

  • Ubirajara Júnior Do Carmo

    Na hora o poder negro tava se apossando da Regina, só consegui gritar. Se como Evil Queen a mulher era o demônio, imagina como Dark One?
    E admito que a parte do sacrifício da Emma mexeu com meu emocional.
    ABC ontem quebrou os recordes de fodisse.

  • Edu

    Foi difícil conseguir engatar esse episódio,peguei uma legenda totalmente zuada,aí me aparece a Snow com aquele topete de Cacatua,o David com cara de zumbi,Hook alérgico a rum, (fala sério,leite de cabra?)não me aguentei de rir.
    Só depois do resgate da Emma as coisas ficaram sérias pra mim, foi um episódio eletrizante,muito diferente de tudo já feito em OUaT até agora,a seriedade das situações de morte eminente e o final surpreendente.Comecei morrendo de rir achando que seria mais um daqueles casos que se resolvem fácil demais e terminei estatelado em frente a tela,sem saber como esperar até setembro e torcendo para que
    continuem nessa pegada.
    No mais muito obrigado pelas ótimas reviews e até a próxima.

  • Ana Paula Marques

    O ep deixou muitas pontas soltas mas eu gostei bastante de ver um outro lado do núcleo principal. O Hook foi tão fofo e pela primeira vez eu senti que entre a Emma e ele é realmente amor verdadeiro.

    E o Henry salvando todo mundo foi incrível.

    Só acho que a história está se esgotando. Tenho a impressão de que a quinta temporada ou vai ser a mais incrível ou vai acabar levando ao fim.

    Agora eu quero saber… porque (maldição) o Will foi parar de novo em Storybrooke, eles não explicaram e eu fiquei super curiosa, espero ver a Anastasia nessa quinta temporada.

    P.S.: Não sei se já falei aqui, mas as suas Reviews são minhas favoritas ^^

  • Eduardo Guedes

    Eu simplesmente adorei essa season finale do primeiro ao último minuto. A forma como a outra realidade foi criada refletia a realidade verdadeira em cada detalhe. O fato do David ter matado o Hook lembra as discordâncias que os dois tinham como “genro” e “sogro”. Regina tentando impedir o casamento do Hood com a Zelena…
    Pela primeira vez o Henry está amadurecendo. Acho que sua temporada na Terra do Nunca o fortaleceu nesse sentido (nessa quarta temporada ele não teve tanto destaque).
    Gostei de Emma ter se sacrificado para se tornar a Senhora das Trevas e assim manter a Regina longe de um fardo pesado pela primeira vez.
    Em Once Upon a Time, sempre que o final feliz está perto acontece alguma coisa para impedi-lo. Que bom para nós.

  • Gabriela

    Gente amei esse season finale..Não tenho nem palavras..Emma se sacrificando para que Regina não perdesse tudo que ela conquistou até agora.. e ela dizendo que ama o Hook ele chorando OMG…Não vou aguentar =(

  • Lívia Guimarães Sandes

    Eu adorei o episódio!! Sem sombra de dúvidas a melhor season finale da série até aqui! Ganha até da mid season finale da 3º temporada que pra mim tinha sido a melhor “finale” até aqui. A Regina é a dona da série mesmo! Até como mocinha não perde as suas tiradas sarcásticas e nem fica chata!! Quase choro quando ela se sacrifica pelo Henry… Gente do céu!! é muito talento!! Palmas pra Lana Parrilla =] O Henry fez tudo que ele não fez na temporada inteira hauhauahauhaua Gsotei demais dele indo atrás da Regina e da Emma e fazendo de tudo pra elas acreditarem! Até lutar contra o Rumpe o menino lutou!! Henry você ARRASOU! :D O que foi a Emma dizendo I LOVE YOU pro Hook??? LINDO DEMAIS!! e na hora certa!!! e que Final!!! Pra onde a Emma foi??? Ansiedade define, chega logo a 5º temporada!!

  • Natalia Assis

    Best “rewiewver” ever!

  • http://leituracast.blogspot.com.br/ Marcus Alencar

    Também tenho que comentar, que final de temporada foi esse? Meu Deus. Eu já estava quase desistindo de Once Upon a Time ou deixando de colocá-la nas minhas séries TOP mas depois desse episódio e do final com chave de ouro não teve como largar, viu? rs. De qualquer modo, só espero que as histórias não percam a qualidade como foi naquela péssima terceira temporada e que os autores (os verdadeiros, rs) não percam o rumo das coisas. Once é uma série que permite várias possibilidades interessantes, crossovers e sempre tem potencial pra surpreender, as vezes muito bem e outras mais ou menos.

  • Kelly

    Regina não ia se tornar o dark one, as trevas apenas iriam retirar toda a luz de dentro dela e ir embora, foi aí que Emma disse “vamos fazer como o feiticeiro, a única maneira é prender as trevas à alma de uma pessoa”. Por isso ela foi até Regina empunhando a adaga, porque é assim que a pessoa se torna o Dark one.

  • Luiz Fernado

    É ,parece que eu nunca vou conseguir deixar OUaT,estava tudo preparado,esse seria meu último episódio,seria né…
    Malévola, isso aqui é uma série família rs,estou pagando pra ver no que vai dar essa história de pai da Lily,será o Kilgharrah (Merlin)? Por falar nisso…
    – Podiam transportar a turma da Dark One para Camelot e juntar ao elenco de Merlin da BBC One;Colin Morgan (Merlin),Richard Wilson(Gaius), Angel Colb (Guinevere) Kate Mcgrath (Morgana) Bradley James seria difícil(tá zumbizando na CW),mas já morreu mesmo, é só continuar a partir do final de Merlin,caramba seria maravilhoso,Morgana daria uma aula aos pseudo vilões de ouat.

  • edson pereira

    Cara concordo contigo, foi a melhor session finale de OUAT.
    Confesso que estava prestes a desistir da série, ai me vem tres episódios daqueles que só OUAT conseguem, me fizeram torcer, me fizeram me emocionar, aconteceu de tudo.
    Provavelmente o Sr Gold não tera mais magia, porque sua magia era proveniente da adaga e do poder de Senhor da Trevas.
    Se a Emma ja tinha muito poder de magia agora só o Sr Merlin mesmo pra ter alguma chance.
    Como é possivel em dois finais de semana OUAT dar uma guinada desse tamanho numa temporada que pra mim estava ficando até chata? Só pede ser MAGICA!